Aos dezassete dias do mês de Janeiro do ano dois mil, nesta cidade de Barcelos, Edifício dos Paços do Concelho e Sala de Reuniões da Câmara Municipal, compareceram para além do Senhor Presidente, Dr. António Barbosa Gonçalves da Seara, os Senhores Vereadores: Dr. José Maria Ribeiro Rodrigues, Tenente Coronel António da Silva Oliveira, Dr. João Macedo Loureço, Carlos do Carmo Pereira Quinta e Costa, Dr. Miguel André Pimenta Silva Miranda Andrade, Dr. Horácio Rodrigues de Oliveira Barra, Dr. Mário Constantino Araújo Leite Silva Lopes e Fernando Santos Pereira .  

            Sendo quinze horas e depois de todos haverem ocupado os seus lugares, o Sr. Presidente declarou aberta a reunião e procedeu-se à apreciação do seguinte expediente:  

                              

 

- 1. PROPOSTA – Comissão de Festas de Barcelos -  Atribuição de subsídio.

 A passagem de ano/2000  foi um acontecimento que marcou Barcelos e os Barcelenses na panorâmica lúdico-turística/cultural e comercial no Minho e Norte de Portugal.

 Ficou a Comissão de Festas de Barcelos de organizar a Iluminação e Ornamentação das principais ruas e praças da Cidade e ainda a sessão de fogo de artifício para assinalar a passagem de ano. Merece a Comissão de Festas de Barcelos , parabéns pelo empenho e grandiosidade dos números apresentados.

 Proponho que seja atribuído um subsídio à Comissão de Festas de Barcelos para pagamento dos compromissos assumidos: -

 

 Iluminação e Ornamentação das Ruas e Praças da Cidade – 17.500.000$00 (dezassete milhões e quinhentos mil escudos), acrescido do IVA;

 Sessão de Fogo de Artifício – 4.170.000$00 (quatro milhões cento e setenta mil escudos) , com IVA incluído.

 Barcelos, 12 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por maioria, com o voto contra dos Senhores Vereadores eleitos pelo P.S. , aprovar a presente proposta.

 Nesta deliberação o Senhor Dr. José Maria não participou em virtude de integrar a Direcção da Associação, tendo o Senhor Presidente usado o voto de qualidade.

  Os Senhores Vereadores que votaram contra fizeram a seguinte declaração de voto :

 “Votamos contra pelas razões já constantes de votações de subsídios à Comissão de Festas de Barcelos neste mandato, que aqui se dão por reproduzidas, e ainda porque entendemos que as contas não se encontram devidamente elaboradas e documentadas para atribuição dos subsídios em causa.”  

........

 2 . PROPOSTA – Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos -  Aprovação de Protocolo.

 

 Na reunião de Câmara de 3 de Janeiro de 2000, foi deliberado, por unanimidade, atribuir à Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos, a execução dos eventos  que fazem parte do cartaz turístico de Barcelos.

 A execução destes eventos exige acções especializadas de âmbito cultural, recreativo, religioso e organizativo.

 Por forma a definir as condições de realização de tais eventos, torna-se necessário celebrar um Protocolo com aquela Empresa onde fiquem estabelecidas, genericamente, as obrigações de cada uma das partes.

 Deste modo, PROPONHO a aprovação da minuta do referido Protocolo.

 Barcelos, 12 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

- António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

- Deliberado, por maioria, com a abstenção dos Senhores Vereadores eleitos pelo P.S. aprovar a presente proposta.

 

 3. PROPOSTA – Dispensa de Estágio. Homologação de Acta.

 Pelas razões constantes da acta em anexo, estão reunidas as condições necessárias para a dispensa de estágio, neste caso, traduzida em interrupção do mesmo.

 Nada obsta assim à homologação da acta, o que em princípio é da competência do Presidente da Câmara Municipal.

 Porém, de acordo com o disposto na alínea a) do nº 3 do artº 4º do Decreto-Lei nº 238/99, de 25 de Junho, uma vez que o Presidente é membro do júri, tal acto deve ser praticado pela Câmara Municipal.

 Assim sendo, nos termos da norma legal atrás citada, proponho a homologação da acta que dispensa de estágio o candidato ao concurso para preenchimento de um lugar vago na categoria de Engenheiro Electroctécnico de 2ª classe, José Alberto Ferreira da Costa.

 Barcelos, 12 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por maioria, com a abstenção dos Senhores Vereadores eleitos pelo P.S., homologar a acta em referência.

 Os Senhores Vereadores que se abstiveram fizeram a seguinte declaração de voto :

 “Abstemo-nos porquanto não foi remetida com a convocatória cópia da acta em questão que, aliás, não se encontra documentada com o Acordo do Tribunal de Contas a que nela se faz referência e cujo conteúdo se desconhece em absoluto.” -

 

 

 4. PROPOSTA –  Atribuição de Subsídio para Aprendizagem e Aperfeiçoamento da Utilização de Material Informático nas Juntas de Freguesia.

 De acordo com a deliberação camarária tomada na reunião ordinária realizada em vinte e seis de Abril de mil novecentos e noventa e nove, relativamente ao assunto em epígrafe, propõe-se a atribuição de um subsídio no valor de 70.000$00 (setenta mil escudos) a cada uma das Juntas de Freguesia abaixo indicadas que procederam à solicitação do mesmo: -

 Junta de Freguesia de Moure

 Junta de Freguesia de Lijó -

 Junta de Freguesia de Carvalhas.

 Barcelos, 12 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 5. PROPOSTA –  Atribuição de Subsídio para aquisição de DUMPER.

 De acordo com a deliberação camarária tomada na reunião de ordinária, realizada a cinco de Julho de mil novecentos e noventa e nove, relativamente ao assunto em epígrafe, propõe-se a atribuição de um subsídio no valor de 2.076.800$00 (dois milhões, setenta e seis mil e oitocentos escudos) a cada uma das Juntas de Freguesia abaixo indicadas que procederam à solicitação do mesmo: -

 

 Junta de Freguesia de Moure

 Junta de Freguesia de Carvalhas.

 Barcelos, 12 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

- António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

- Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 

 6. PROPOSTA – Equipamento Informático / Acordo de Cooperação

 Na sequência da deliberação de Câmara tomada em reunião de seis de Fevereiro de mil novecentos e noventa e sete esta  Câmara Municipal assinou com o Município de S. Domingos – Cabo Verde um Acordo Cooperação.

 No âmbito deste Acordo a Câmara Municipal de Barcelos comprometeu-se com o Município de S. Domingos a dispensar, de acordo com as disponibilidades, meios técnicos e materiais para programas municipais, tendo em vista o desenvolvimento do município.

- Sendo do nosso conhecimento as preocupações do município de S. Domingos em resolver as carências de infra-estruturas básicas de educação, e depois de analisar in loco essas mesmas dificuldades, entendemos que poderíamos fornecer um conjunto de equipamento informático constituído por 30 PC’S e 4 impressoras.

 Consultado o mercado deste tipo de equipamentos e analisadas as propostas apresentadas o referido equipamento custará a esta Câmara 6.746.274$00 (seis milhões setecentos e quarenta e seis mil duzentos e setenta e quatro escudos).

 Assim, proponho que esta Câmara Municipal, no uso da competência prevista na alínea f) do n.º 4 do artigo 64.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, e no âmbito do Acordo de Cooperação, participe no desenvolvimento do Município de S. Domingos oferecendo o equipamento informático referido.

 Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

- António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

- Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 7. PROPOSTA – Administração de Equipamentos Desportivos pela Empresa Municipal de Desportos de Barcelos.

                           

 Em dezasseis de Junho de mil novecentos e noventa e nove a Câmara Municipal aprovou a criação da Empresa Municipal de Desportos de Barcelos – EM (EMDB), tendo sido celebrada a escritura em vinte e dois de Outubro de mil novecentos e noventa e nove.

 O n.º 1 do artigo 4.º do Estatuto da Empresa Municipal de Desporto de Barcelos - E.M. menciona que a empresa municipal tem como objecto principal a administração dos equipamentos desportivos que lhes forem entregues pela Câmara Municipal de Barcelos.

 Uma vez constituída a empresa e nomeado o Conselho de Administração impõe-se definir os equipamentos que nos termos dos Estatutos a Câmara Municipal entrega para administrar.

 Assim, proponho que a Empresa Municipal de Desporto de Barcelos – EM passe a administrar o seguinte equipamento desportivo municipal: -

 Complexo de Piscinas de Barcelos; 

 Pavilhão Municipal de Barcelos .

  Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.  O PRESIDENTE DA CÂMARA,  António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.  Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 8. PROPOSTA – Junta de Freguesia de Várzea – Atribuição de subsídio.

 Propõe-se a atribuição de um subsídio de 627.375$00 (seiscentos e vinte e sete mil trezentos e setenta e cinco escudos) para a execução das infra-estruturas eléctricas do parque exterior, dos edifícios a custos controlados, no lugar de Cachada.

 Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 9. PROPOSTA – Fábricas da Igreja Paroquial/Comissões de Festas – Atribuição de Subsídio -

 Propõe-se a atribuição de um subsídio no valor unitário  de 50.000$00 (cinquenta mil escudos) às seguintes Fábricas de Igreja/Comissões de Festas, para apoiar as festividades em honra de :

 S. Sebastião – Macieira de Rates

 S. Sebastião – Carapeços-

 S. Martinho – Alvito S. Martinho

 Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

- 10. PROPOSTA – Junta de Freguesia de Góios – Atribuição de subsídio.

 

 Propõe-se a atribuição de um subsídio de 24.000$00 (vinte e quatro mil escudos) à Junta de Freguesia de Góios, para custear despesas no âmbito do projecto ISA (Intervenção e Sensibilização Ambiental).

 Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 11. PROPOSTA – Junta de Freguesia de Cossourado – Atribuição de subsídio.

 Propõe-se a atribuição de um subsídio de 85.000$00 (oitenta e cinco mil escudos) à Junta de Freguesia de Cossourado, para custear despesas no âmbito do projecto ISA (Intervenção e Sensibilização Ambiental) :

 Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 12. PROPOSTA – Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Manhente

 Propõe-se a atribuição de um subsídio de 300.000$00 (trezentos mil escudos)  à Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Manhente, destinado a apoiar na realização de um Sarau Barroco, recriando a História, ao vivo, necessitando para o efeito da construção de um cenário dentro do Auditório e do aluguer de fatos representativos da época.

 Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 13. PROPOSTA – Junta de Freguesia de Campo – Atribuição de subsídio.

 Propõe-se a atribuição de um subsídio de 300.000$00 (trezentos mil escudos) à Junta de Freguesia de Campo, destinado ao pagamento do custo da elaboração do projecto de instalação eléctrica e telefónica, do pavilhão gimnodesportivo.

 Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 14. PROPOSTA – Escola Básica do 1º Ciclo de Vilar do Monte – Atribuição de subsídio.

 Propõe-se a atribuição de um subsídio de 50.000$00 (cinquenta mil escudos ) à Escola Básica do 1º Ciclo de Vilar do Monte, destinado a apoiar a aquisição de uma fotocopiadora.

 Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 15. PROPOSTA – APAC - Associação de Pais e Amigos de Crianças - Atribuição de subsídio.

 A  APAC- Associação de Pais e Amigos de Crianças, em face das necessidades do nosso Concelho relativamente ao apoio a menores em risco social e ambiental, vai abrir um Centro de Acolhimento para Crianças em Risco, Emergência Infantil, prevendo o seu início no próximo mês de Maio.

 Este Centro de Acolhimento para Crianças em Risco é uma resposta social que surge para garantir o acolhimento imediato e absolutamente transitório de crianças em situação de urgência, decorrentes de abandono, maus tratos, negligência ou outros factores.  -

 Deste modo, propõe-se a atribuição de um subsídio de 5.000.000$00 (cinco milhões de escudos) à APAC - Associação de Pais e Amigos de Crianças, para apoiar na aquisição do equipamento necessário para a abertura do referido Centro.

 Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 16. PROPOSTA – Transporte escolar para alunos em situações Especiais

 A Câmara Municipal de Barcelos tem tido a preocupação de facilitar o transporte a estudantes em circunstâncias especiais , atribuindo-lhes o passe escolar.

 Assim, para consideração do executivo foi elaborada uma listagem correspondente a processos devidamente informados, onde consta o nome dos alunos que solicitam passe por razões especiais. 

 Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por unanimidade, aprovar a presente proposta.

 

 

 17. PROPOSTA – Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos – Atribuição de Subsídio .

 A construção do edifício destinado à Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (ETGB), no âmbito de uma candidatura do PRODEP/95 – Infraestruturas – Escolas de Tipologia “Gestão de Raíz”, mereceu uma comparticipação de Esc: 137.500.000$00 (cento e trinta e sete milhões e quinhentos mil escudos) por parte do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 Tal candidatura só podia ser aprovada através da disponibilidade oferecida pelo Município de pagamento da restante quantia necessária ao custo total da obra.

 Neste sentido, e decorrente do Protocolo, aprovado na reunião ordinária de vinte e seis de Abril de mil novecentos e noventa e nove entre o Município e a Escola de Tecnologia e Gestão, a Câmara Municipal irá subsidiar a construção do edifício, sendo que os pagamentos serão feitos à medida que as obras forem avançando, tendo em conta os correspondentes autos de medição.

 Assim, proponho a atribuição de um subsídio no valor de 63.735.379$00 (sessenta e três milhões setecentos e trinta e cinco mil trezentos e setenta e nove escudos), à Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos. correspondente aos autos de medição número oito e número nove relativos à obra.

 Barcelos, 13 de Janeiro de 2000.

 O PRESIDENTE DA CÂMARA,

 António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr.

 Deliberado, por maioria, com a abstenção dos Senhores Vereadores eleitos pelo Partido Socialista, aprovar a presente proposta.

  Os Senhores Vereadores que se abstiveram fizeram a seguinte declaração de voto: -

-  “Abstemo-nos com a declaração de voto igual às já apresentadas em subsídios votados anteriormente relativos à mesma obra, que aqui se dão por reproduzidos.” -

-  A declaração de voto efectuada pelos Senhores Vereadores eleitos pelo Partido Socialista na reunião de vinte e seis de Abril de mil novecentos e noventa e nove e relativa ao Protocolo com a Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos, é do seguinte teor : -

  “Abstemo-nos, porquanto o Protocolo não contém clausulado que salvaguarda suficientemente os interesses do Município e porque se suscitam dúvidas sobre a fórmula de atribuição do subsídio em causa.”

 

 1 8. Aprovação da Acta em Minuta

 Propõe-se, nos termos do nº. 92 da Lei nº. 169/99 de 18 de Setembro, a aprovação da presente acta em minuta.

- Deliberado, por unanimidade, aprovar.

 

            E nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a reunião quando eram dezassete horas e quinze minutos, da qual para constar e por estar conforme se lavrou a presente acta que vai ser assinada pelo Senhor Presidente, pelos Senhores Vereadores e por mim que a secretariei.           

 

O  PRESIDENTE DA CÂMARA

 

(António Barbosa Gonçalves da Seara, Dr. )

 

OS VEREADORES

 

(José Maria Ribeiro Rodrigues, Dr.)

 

( Fernando Santos Pereira )

 

( Mário Constantino Araújo Leite S. Lopes, Dr.)

 

(António da Silva Oliveira ,Tenente Coronel)

 

( João Macedo Lourenço, Dr. )

 

( Carlos do Carmo Pereira Quinta e Costa )

 

(Miguel André Pimenta Silva Miranda Andrade,Dr. )

 

( Horácio Rodrigues de Oliveira Barra, Dr.)

 

SECRETARIOU

 

(Maria Fernanda Maia Areia, Drª)